Revista de Nossa Senhora
  • Administração: Rua Angá, 994 – VI. Formosa – São Paulo – SP
  • Telefax: (11) 2211-7873 – E-mail: contato@revistadenossasenhora.com.br


Milagre Eucarístico de Benningem – Alemanha

Publicado em 25 de abril de 2014 / Reportagens >

Russisch-Orthodoxe Kirche der heiligen Elisabeth in WiesbadenA vingança nunca traz boas consequências. O vingador premedita, maldiz e, normalmente, tem por trás de seus gestos a vontade de prejudicar alguém. O milagre que apresentamos neste mês possui esta característica: a vingança. Entenda bem: dois trabalhadores de moinho tiveram ao longo da vida muitas discussões. Diante de brigas comuns desentenderam-se de maneira mais incisiva durante um tempo. A ira apossou-se de um deles que, depois de participar da santa missa e ter comungado, roubou uma partícula consagrada e a escondeu no moinho do outro. Um sentimento de vingança o fez agir assim para que toda calúnia recaísse sobre o outro. Para o caluniador a missa foi apenas um álibi para premeditar, roubar e deixar que o outro sofresse por sua atitude impensada.

Ele esqueceu-se, portanto, que a misericórdia de Deus providencia a justiça e numa festa de São Gregório, a hóstia escondida começou a verter sangue de maneira abundante. Arrependido, o moleiro, que trabalha no moinho, confessou seu crime. O caso, claro, tornou-se conhecido das autoridades eclesiásticas que junto com a comunidade local providenciou a construção de uma pequena capela em honra ao milagre. Com o passar do tempo a relíquia do milagre não foi mais encontrada e atribui-se a isso diversos acontecimentos históricos. Fica, portanto, a mensagem objetiva do milagre. Diante de Deus não pode haver falsidade. É preciso ser justo, fiel e honesto com as pessoas. As adversidades devem ser tratadas claramente e com discernimento.

Desejar o mal a alguém e, mais ainda, propiciar para que este mal aconteça é suscitar em nós sentimentos que deveriam ser banidos do coração. Não podemos criar a nossa história sobre as desgraças dos outros, principalmente se somos nós os causadores delas. Neste milagre de Benningem fica registrado que não se deve construir relacionamentos baseados no ódio ou vingança. Eles jamais prevalecerão diante do amor, misericórdia e justiça de Deus.

Pe. Air José de Mendonça, MSC é pároco e reitor do Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração, em Vila Formosa, SP.