Revista de Nossa Senhora
  • Administração: Rua Angá, 994 – VI. Formosa – São Paulo – SP
  • Telefax: (11) 2211-7873 – E-mail: contato@revistadenossasenhora.com.br


CARO LEITOR/A ESPERE UM MINUTO . . .

Publicado em 1 de abril de 2012 / Abril - 2012 > Capa > Edições >

Dias atrás, lendo um desses artigos sobre neurociência (a nova onda) a autora, catedrática de uma universidade americana, deu o alarme: “delete Freud de sua vida!” Estão falando (ou sonhando) de uma cirurgia capaz de apagar partes de nossa memória e, junto, os traumas do passado, algo melhor que a simples terapia.

No século passado, terapeutas de várias espécies, em especial os discípulos de Freud, diziam que relembrar episódios traumáticos era essencial no processo de cura. Pois bem, essa prática está desaparecendo à medida que neurocientistas pretendem experimentar uma cirurgia que vai mexer no chamado . . . córtex pré-frontal infralímbico !

Claro que, para nós, descobertas científicas são sempre bem-vindas, desde que obedeçam a princípios elementares da bioética. Contudo, sem desprezar os avanços científicos e sem conformismos alienantes, sabemos que a graça também cura. E cura todos aqueles traumas que nós chamamos feridas da alma ou do coração. Quando a neurociência ensina que más lembranças despertam reações químicas que atrapalham o cérebro, nós lembramos que o pecado, nas suas mais variadas formas, produz reflexos negativos no psiquismo humano.

Caro leitor/a, leia, por exemplo, nesta edição, a coluna sobre o Coração de Jesus, aquele que é nossa paz e reconciliação. Ele nos ensina a cultivar os valores que nos humanizam, nos santificam e a superar todo e qualquer distúrbio, isto é, tudo aquilo que nos divide, nos desintegra, nos traumatiza …  Lemos em Mateus, 11, 24, “Vinde a mim, vós todos que estais aflitos e sobrecarregados e eu vos aliviarei.” Hoje, Jesus diria: Vinde a mim, vós todos que estais deprimidos e traumatizados, com reações químicas negativas e toda espécie de distúrbio psicológico e eu vos aliviarei.”

Boa leitura e bom proveito a todos! 

A REDAÇÃO.

Deixe um comentário