Revista de Nossa Senhora
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Natal tempo de esperança

Publicado em 29 de novembro de 2013 / Reportagens >

interna3No Natal trava-se a batalha entre dois imaginários sociais. De mais longe, vem o significado cristão, profundo, religioso do nascimento de Jesus. Todos conhecemos a origem. Cai no solstício de inverno dos países do hemisfério Norte. Desde o Imperador Aureliano (séc. III), celebrava-se nesse dia o Natal do Sol Invicto, festa mitríaca do renascimento do sol. A Igreja de Roma transpõe-na então para o nascimento do Verdadeiro Sol da Justiça, Jesus Cristo, a partir do IV século.

Nos países cristãos, a festa conservou enorme pureza e significado, embelezando a noite das crianças. A tradição do presépio engalanou-a com símbolos religiosos. A apresentação artística do nascimento de Jesus com Maria e José, cercado de anjos, Reis Magos, pastores e animais, em gruta singela, povoou o inconsciente das crianças e ficou como camada subterrânea no imaginário adulto. Vinculou-se a ela a figura de São Francisco de Assis como iniciador, no século XIII, da representação do Nascimento de Jesus. Na forma em que hoje conhecemos o presépio, ele é bem mais tardio, remontando ao século XVI.

São muitos séculos de piedade, de religiosidade que se consubstanciaram nessa festa. Sempre houve o invólucro da ceia de Natal, mas ela se cercava de símbolos religiosos, de orações, de cânticos próprios, antes prolongando que rompendo a sacralidade da festa.

Aos poucos, o capitalismo desbragado na forma de sociedade de consumo começou a tocar-lhe o coração e transformá-lo em mercadoria. Os sinais religiosos conservam a materialidade visível, o significante, mas perderam o significado para se mercantilizarem. Vende-se a festa de Natal em todos os pormenores. Ela é arrancada da celebração litúrgica de tal modo que pode ser celebrada sem nenhuma referência ao evento fundador.

Na prática, vivem-se três situações diferenciadas. Em alguns lugares, predomina ainda a dimensão religiosa. Os mosteiros, comunidades cristãs fervorosas põem o acento na celebração eucarística da meia noite, mesmo que, por razões práticas, o horário venha sendo relativizado. Há lugares do Brasil em que a violência urbana impede as pessoas de saírem tarde da noite para a celebração. Antecipam-na.

Outros jogam com o 50%. Conservam a festa religiosa, mas em proporção igual se munem com os acréscimos seculares de presentes, de consumismo exagerado dos bens natalinos. Nos EUA, a venda de peru cresce enormemente como o prato típico do tempo natalino. As granjas se orientam para tal.

Hoje é a forma mais comum de celebrá-lo. Os aparatos externos consumistas tendem a crescer, mas ainda se respeita o imaginário religioso de séculos. Famílias de boa tradição cristã não abandonam a celebração litúrgica, antes de iniciarem as comilanças, bebedeiras e presentes. Paga-se já tributo considerável ao consumismo.

A vitória completa da sociedade secularizada acontece pela redução do Natal à categoria de simples feriado civil. E o lazer ocupa totalmente o espaço disponível. Vincula-se tal evento ao costume de mútuo presentear-se, sem se dar conta do significado simbólico primigênio. O presente vale pelo presente, pela embalagem, pelo valor material, pelo gozo do consumo. Nada a ver com o grande Presente do Pai na pessoa de Jesus. É o fim do Natal religioso.

Em luta desigual com o afã consumista da sociedade atual, resta-nos conservar a tradição religiosa pelas vias de que dispomos: catequese desde a família, valorização da celebração litúrgica, educação cultural da simbologia religiosa natalina. A religião faz parte da cultura e é-lhe o coração. Tal vinculação permite que ambas se conservem.

Feliz Natal ! 

Pe. João Batista Libânio, é teólogo jesuita.